Terror sonoro

Fronteiras estranhas. Quando penso em tantos aparatos e mecanismos (aparelhos) sonoros para (re)significar sensações tão velozes. Inventar sons para significar algo tão grande e intenso que, penso sempre nisso, talvez nem precisaria de uma sonorização. E a contribuição, onde fica? – essa vontade mineira de colocar a mão em tudo. Deve ser assim que as coisas começam por aqui. Não trata de música experimental, temos experiências o tempo todo (com tudo), essa palavra é apenas um meio de encaixotar uma certa repetição de intenções. Faz parte da regra ter um nome e um estilo: Barulhista – música para dançar sentado ou trilha sonora.

Em 2008 – Daniel Nunes e eu – apresentamos a primeira versão de sons para o filme “O Gabinete do Dr. Caligari” – minha lembrança acusa timbres belíssimos combinando com a atmosfera das imagens. Agora, 4 anos depois, os mesmos olhos estão nas mesmas imagens (outros olhos / outras imagens). Descobrindo que o que realmente interessa está cada vez mais próximo de nós. O que restou da primeira trilha foram as intenções de codificar som e imagem de um modo extremamente particular.

Para que fazer sons? Talvez para mostrar aos amigos, resolver questões de outros sentidos ou o pensamento infantil de conquistar uma garota. Pode ser tudo isso e ao mesmo tempo – a necessidade de dividir situações e, novamente, experiências com o outro. É mesmo uma confusão essa coisa toda de expressão e força para que as coisas possam existir. Provocar sons – e neste caso – sons direcionados para imagens, me deixa tão de frente com essa mitificação do artista. Cage resolveria melhor esse pensamento, não sei. O fato é que a auto-curadoria funciona muito bem e a única prisão que ela traz é a vontade de fazer mais.

O Gabinete do Dr. Caligari. Uma vontade / ideia que precisa ser dividida com outros olhos e ouvidos.

Sempre acontece comigo: fazer e querer dividir todas estas confusões.

Dia 15 de abril  – 16 h @ MIS – Museu da Imagem e do Som – São Paulo / SP

Dia 26 de abril – 20 h @ SESC Palladium – Belo Horizonte / MG

Bons barulhos!

Anúncios

One Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s